O Projeto Político Pedagógico do CTAM elaborado para o Ensino Fundamental I possibilita o cumprimento dos principais objetivos dessa fase, que são o ensino da leitura, produção de textos e linguagem, ensino do pensamento matemático, análise de conhecimentos físicos e sociais. Entendemos que nosso educando é dotado de emoções, sentimentos e cognição que têm de ser considerados em nossas ações pedagógicas.

O Ensino Fundamental tem por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:

• O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
  • A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
  • O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
  • O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

A proposta pedagógica para o Ensino Fundamental valoriza o aprendizado por meio da vivência do aluno bem como por meio de experiências que o façam refletir sobre os conteúdos ensinados.

O MATERIAL

O material do Sistema Anglo de Ensino está estruturado em quatro apostilas anuais, que são fornecidas bimestralmente. O material vem distribuído por blocos de aulas com teoria, exercícios, que são realizados em classe, tarefas e sugestões de atividades complementares.

No CTAM, o conteúdo das disciplinas é transmitido em “forma de espiral”, permitindo a retomada dos assuntos e ampliação deles. Vale ainda acrescentar que o colégio valoriza o trabalho interdisciplinar objetivando à formação integral do aluno.

CORPO DOCENTE

Nossos professores estimulam o hábito de estudo, fazendo com que os alunos o incorpore de forma natural, já que diariamente estudam em casa a aula dada quando realizam as tarefas.

O CTAM conta também com um corpo docente altamente capacitado e com ampla experiência em sala de aula. Além de pautar sua atuação no lema “Educar com Amor”, nossa equipe entende que o papel do professor é ser mediador e agente de transformação.

Da parceria com o Sistema Anglo, o corpo docente recebe o material contendo toda a fundamentação teórica bem como orientação sobre planejamento das aulas, propostas de atividades extras, sugestões de leitura e textos de apoio.

Frequentemente, ocorre a capacitaçõe presencial com os autores do material, além da atualização on line ofertada pelo Sistema Anglo de Ensino, que permite ao professor entrar em contato com o autor do material e com a assessoria pedagógica.

ATIVIDADES EXTRACURRICULARES

Atividades pedagógicas adequadas à faixa etária são ministradas pelas professoras regentes e outras atividades são são dadas pelos professores de aulas complementares como:

• Educação Física
  • Xadrez