O Ensino Médio tem como objetivo, além de promover o ensino com qualidade, também desenvolver a criatividade dos alunos e a capacidade de enfrentar com sucesso situações novas, contribuindo para sua formação ética e cidadã de modo que a aprendizagem seja significativa, além de torná-los aptos a disputar vagas nas mais concorridas universidades.

O Colégio Tia Ana Maria oferece as turmas de 1º, 2º e 3º anos, com aulas nos períodos matutino e vespertino, ministradas por professores especializados, priorizando a formação integral do aluno por meio da oferta de uma educação de qualidade

O CTAM alia tradição e modernidade, valorizando o conteúdo disciplinar, a precisão de conceitos e noções, o estímulo a atitudes e comportamentos éticos e construtivos, a exigência de estudo diário e a incorporação de novas estratégias pedagógicas ancoradas em experimentações bem-sucedidas, como inclusão de assuntos da realidade imediata, integração interdisciplinar, abordagem interativa dos conteúdos, abordagem de temas transversais, valorização da leitura, da escrita, do raciocínio lógico e da incorporação de sua filosofia de trabalho: “Educar com amor”, que vê na afetividade e no amor os ingredientes necessários para o desenvolvimento completo do estudante.

o CTAM, o Ensino Médio possui as seguintes finalidades:

• A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;
  • A preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar, com flexibilidade, a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;
  • O aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
  • A compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino da cada disciplina.

NOSSO MATERIAL

O Ensino Médio utiliza o material Anglo Bienal para as turmas de 1º e 2º EM e o material Anglo Revisanglo para o 3° EM. O programa é desenvolvido em 2 anos, com carga horária de 32 horas/aula para 1º e 2º EM e 36 horas/aula para Terceirão. O Terceirão funciona como cursinho extensivo, revendo e complementando as matérias no nível requerido pelos vestibulares, com base no Terceirão-Vestibulares, de 30 aulas semanais. Os alunos recebem o livros teóricos, apostilas-caderno e cadernos de exercícios.

O material Anglo para o Ensino Médio desenvolve a criatividade dos alunos, a capacidade de enfrentar com sucesso situações novas e a formação de conceitos de ética e cidadania.

DISCIPLINAS

Gramática, Produção Textual, Literatura, Matemática, História, Geografia, Biologia, Química, Física, Inglês, Espanhol, Filosofia, Sociologia, Entendimento do Texto e Educação Física são as disciplinas trabalhadas no Ensino Médio. Algumas são ministradas no período vespertino. Todas abordam o currículo em espiral: os assuntos são retomados, ampliados e aprofundados de acordo com a progressão nos anos.

CORPO DOCENTE

Nossos professores estimulam o hábito de estudo, fazendo com que os alunos o incorpore de forma natural, já que diariamente estudam em casa a aula dada quando realizam as tarefas.

O CTAM conta também com um corpo docente altamente capacitado e com ampla experiência em sala de aula. Além de pautar sua atuação no lema “Educar com Amor”, nossa equipe entende que o papel do professor é ser mediador e agente de transformação.

Da parceria com o Sistema Anglo, o corpo docente recebe o material contendo toda a fundamentação teórica bem como orientação sobre planejamento das aulas, propostas de atividades extras, sugestões de leitura, textos de apoio.

Frequentemente, ocorre a capacitaçõe presencial com os autores do material, além da atualização on line ofertada pelo Sistema Anglo de Ensino, que permite ao professor entrar em contato com o autor do material e com a assessoria pedagógica.