O CTAM oferta as turmas de 6º a 9º anos no período matutino. A proposta pedagógica para o Ensino Fundamental valoriza o aprendizado por meio da vivência do aluno e de experiências que o façam refletir sobre os conteúdos ensinados. No CTAM, esse aspecto é garantido, sobretudo, pela filosofia adotada pelo colégio: “Educar com amor”, que vê na afetividade e no amor os ingredientes necessários para o desenvolvimento completo da criança.

O colégio alia tradição e modernidade, valorizando também o conteúdo disciplinar, o estímulo a atitudes e comportamentos éticos, a integração disciplinar e abordagem interativa dos conteúdos.

O Ensino Fundamental tem por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:

• O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
  • A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
  • O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
  • O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

NOSSO MATERIAL

O colégio adota o material do Sistema Anglo de Ensino nas disciplinas de Português, Matemática, História, Geografia, Ciências, Biologia, Física, Química, Inglês e Espanhol.

O material segue o trabalho com as disciplinas de “forma espiral”, o que permite a retomada e ampliação dos assuntos e valoriza a interdisciplinaridade, visando à formação integral do aluno.

O material desperta nos alunos o hábito diário de estudo, que é incorporado de forma natural, já que o material incentiva o estudo diário em casa a partir de cada aula dada.

Na disciplina de conhecimento filosófico, o trabalho é feito por meio de projetos, planejamento organizado para cada segmento com finalidade de estimular a elaboração do pensamento abstrato. Se a condição do amadurecimento é a conquista da autonomia no pensar e no agir, muitos adultos, permanecerão crianças caso não exercitem desde cedo esse olhar crítico sobre si mesmo e sobre a realidade que o cerca.

Já a disciplina de Arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética que é a síntese das múltiplas determinações que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana, sendo trabalhada as várias manifestações artísticas com vistas ao papel de humanizar o aluno.